sábado, 30 de agosto de 2008

Dia do Soldado


Na data de 25 de agosto, estaremos comemorando o Dia do Soldado. Nesta ocasião, vale a pena lembrar a máxima tradicional: “Exército, braço forte, mão amiga". O Exército honra no presente os exemplos legados pelo seu patrono, o Duque de Caxias, ao cultivar suas tradições e cumprir o dever de preservar a soberania nacional.

A vocação do nosso Exército também é de solidariedade, manifestada sobretudo na assistência às populações mais carentes, em especial àquelas situadas nas regiões mais longínquas do território nacional, bem como em situações de calamidade pública.

O cuidado com o meio ambiente, por exemplo, faz parte das ações do Exército. Cooperando com os órgãos que cuidam da preservação ambiental, o Exército tem feito acordos e convênios com o IBAMA, com polícias especializadas e diversos outros órgãos, para o fornecimento de apoio logístico, nas atividades de fiscalização ambiental.

O Exército também preocupa-se em disponibilizar à população uma atividade produtiva em tempos de paz. Cabe à Engenharia Militar, além de suas missões clássicas de apoio ao combate em situação de guerra, atuar como pioneira ou colaboradora na solução de problemas do desenvolvimento nacional.
Esses trabalhos incluem a construção de estradas, de ferrovias, de pontes, de viadutos, de túneis, de aeroportos, de instalações portuárias, de açudes, de poços artesianos, de tubulações de água e esgotos e mapeamentos e demarcação de áreas. O Exército atua na construção, recuperação e duplicação de rodovias federais, além de fiscalizar obras executadas por empreiteiras da iniciativa privada de Norte a Sul do País. Em parceria com o INCRA, o Exército colabora na construção de estradas vicinais, rede elétrica e poços artesianos em projetos de assentamento.

A força do Exército aparece também nas missões de caráter social. Hoje, há o comprometimento com o desenvolvimento das ações governamentais no mutirão contra a fome, estabelecidas pelo Programa Fome Zero. As Organizações Militares funcionam como Posto de Coleta de Alimentos.


Na Amazônia, o Exército está presente desde o início do século XVII, ampliando seu dispositivo pela instalação de diversas unidades de fronteira. Tais unidades representam pólos de desenvolvimento, em torno dos quais, como ocorreu no passado, crescem núcleos habitacionais, garantidores da presença brasileira e de nossa soberania.
Finalmente, é preciso destacar o programa Soldado Cidadão. O objetivo primordial do Programa é permitir que um maior número de jovens iniciem o seu "Primeiro Emprego", por meio de um Serviço Militar Especial, que proporcione uma formação cívica de qualidade e a aquisição dos valores éticos cultuados na vida militar, ao mesmo tempo em que recebem uma formação profissional que os capacite a concorrer ao mercado de trabalho.

Todas essas ações mostram a grandeza do nosso Exército, exemplo de tradição, força e civilidade, guardião da paz e do direito, base da convivência cidadã.

quinta-feira, 21 de agosto de 2008

quinta-feira, 14 de agosto de 2008

Pequim 2008




Cerimônia teve efeitos produzidos no computador
A espectacular cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos de Pequim teve os seus segredos. Nem tudo era o que parecia ser. Os organizadores admitiram nesta terça-feira, dia 12 de Agosto, que parte dos fogos de artifício exibidos na televisão eram imagens em terceira dimensão produzidas por um computador.
“Algumas imagens foram produzidas antes da cerimónia de abertura para se obter um efeito teatral”, disse o vice-presidente dos Jogos de Pequim, Wang Wei. Durante o espectáculo foram exibidas imagens na televisão que iam saindo da Praça da Paz Celestial em direcção ao Estádio Nacional, conhecido como Ninho de Pássaro.
A cerimónia foi elogiada em todo o mundo pelo show proporcionado pelos fogos e pela sequência de coreografias perfeitas, que foram assistidos por mais de 1 bilhão de pessoas.
“Fizemos o possível para que parecesse real”, afirmou o porta-voz da empresa responsável pelos efeitos especiais, Lei Ming, ao jornal Beijing Times. ” A maioria das pessoas não notou a diferença”, concluiu.
QUADRO DE MEDALHAS Pequim 2008:




Posiçâo País Ouro Prata Bronze Total



1. China 43 14 19 76



2. EUA 26 26 27 79



3. Grã-Bretanha 16 9 8 33



38. Brasil 1 0 5 6





Mico olímpico: salto sem vara
Falha na organização deixa a brasileira Fabiana Murer revoltada